Autores: Dr. Luiz Henrique Xavier da Silva (Departamento de Qualidade) e Airton Felini de Aguiar (Diretor e Responsável Técnico).

 

Resultados reprodutivos no campo

A estiagem observada durante este ano (2018) para a região noroeste do estado de Mato Grosso do Sul, promulgou em baixa produção forrageira, durante aproximadamente 120 dias de seca, considerada atípica e marcada pela alta variação de temperatura, impediu o crescimento vegetativo das gramíneas tornando escasso a sua existência para alimentação dos bovinos. Diante deste ocorrido, alguns produtores em parceria com a Cerrado Alimentação Animal tiveram que entrar com estratégias de suplementação, adotando para isso suplemento mineral proteico ou suplemento mineral aditivado visando manutenção e/ou ganho durante este período. A reprodução animal é a chave para o desenvolvimento econômico da cultura em questão, porém alguns fatores são fundamentais para melhorar esse índice zootécnico e a alimentação animal é um fator decisivo para obter resultados positivos neste quesito, logo vacas sejam elas multíparas ou primíparas necessitam de suplementação nutricional adequada para obter condição corporal suficiente para entrar em reprodução. A suplementação proteica (Cerrado Max Fértil) utilizada para primíparas em uma das propriedades assistida, gerou resultados positivos nos índices reprodutivos como esperado, porém, acima da média considerando o período de estiagem que esses animais passaram, os resultados foram:

Sistema de acasalamento: Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF);

75 Primíparas;

Diagnóstico de prenhez positivo: 46 animais;

Índice de prenhez: 61,33%

Produto usado (proteico): Cerrado Max Fértil;

Consumo esperado do produto: 120 gramas para cada 100 kg de peso vivo;

Ainda na mesma propriedade, considerando seu nível tecnológico alto, categoria de animais (multíparas) e a disponibilidade de “bucha” recomendou-se o fornecimento de suplemento mineral aditivado (Cerrado AM Fértil), apesar de ter apresentado um índice de prenhez menor do observado acima, não menos importante, esse resultado também foi acima do esperado, lembrando mais uma vez o período crítico que esses animais passaram, com isso os resultados obtidos foram:

Sistema de acasalamento: Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF);

110 multíparas;

Diagnóstico de prenhez positivo: 63 animais;

Índice de prenhez: 57,27%

Produto usado (proteico): Cerrado AM Fértil;

Consumo esperado do produto: 40 gramas para cada 100 kg de peso vivo;

 

Contate A gente

Envie uma mensagem

FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta: 08:00 as 12:00 / 14:00 as 18:00
Sábados: 08:00 as 12:00
Domingos - Fechado

Nosso telefone

Vendas : (67) 3562-3860
SAC : (67) 3562-3860
comercial@salcerrado.com.br

Envie uma mensagem

Responderemos o mais breve possível




    • Teste
    • Teste